Formação - Ação - Melhor Turismo 2020

 

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Identificação e Enquadramento do Projeto

Aviso: 05/SI/2016

Projeto: POCI-03-3560-FSE-000270

Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Fundo: FSE

Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego

Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral

Prioridade de investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança

Tipologia da operação: Formação-ação para PME

Organismo Intermédio: CTP – Confederação do Turismo Português

 

Montantes envolvidos

Custo total elegível: 197.875,00€

Comparticipação FSE: 178.087,50€

Data início do projeto: 2017-03-23

Data de fim do projeto: 2018-05-31

 

Síntese do projeto

Programa que visa intervencionar 20 empresas, através do reforço da sua capacidade competitiva e da promoção do emprego no setor do Turismo, nos concelhos da área de intervenção da ACIVR, concentrando a ação do projeto no apoio à consolidação das capacidades de gestão das PME para encetar processos de mudança e inovação.

 

Descrição e Objetivos do Projeto

O programa de formação-ação da CTP – Melhor Turismo 2020 – visa o reforço da capacidade competitiva das empresas e a promoção do emprego no setor do Turismo, concentrando a sua ação no apoio à consolidação e qualificação do tecido empresarial do setor. O modelo prevê a implementação de dois ciclos temáticos, cada um deles com propriedades organizativas e diferenciadas. Pretende-se com este programa, por um lado, o desenvolvimento de competências em domínios de problemas especificamente identificados pelas empresas e por outro, qualificar as PME dotando-as de competências em áreas criticas para o reforço do setor.

 

Metodologia de Formação-ação

O projeto será desenvolvido de acordo com o seguinte padrão:

A - Ciclo de Planeamento

Duração prevista para a formação: 80h

Duração prevista para a consultadoria: 120h

B - Ciclo Temático

Duração prevista para a formação: 75h

Duração prevista para a consultadoria: 50h

 

Financiamento

90% das despesas elegíveis

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Formação - Ação - IAPMEI

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Identificação e Enquadramento do Projeto

Aviso: 36/SI/2016

Projeto: POCI-03-3560-FSE-000112

Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Fundo: FSE

Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego

Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral

Prioridade de investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança

Tipologia da operação: Formação-ação para PME

Organismo Intermédio: IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação

 

Montantes envolvidos

Custo total elegível: 118 284,97€

Comparticipação FSE: 106 456.48€

Data início do projeto: 2017-02-20

Data de fim do projeto: 2018-08-31

 

Síntese do projeto

Programa que visa intervencionar 32 empresas no âmbito das áreas temáticas Estratégias de Marketing e Vendas e Gestão para a Competitividade das PME, e obter os seguintes efeitos: apoio direto a 32 empresários, 352 trabalhadores mais aptos para a inovação e gestão após a frequência da formação e cerca de 13 empresas implementam planos de mudança organizacionais associados à participação no programa.

 

Descrição e Objetivos do Projeto

Através da formação em formato workshop direcionada aos empresários, pretende-se dotar as empresas dos conhecimentos necessários para:

  • Aumentar o número de parcerias e melhorar as técnicas e capacidades de gestão;
  • Alargar a base comercial e de clientes das PME;
  • Afinar o desempenho organizacional das PME;
  • Ajustar procedimentos;

Para além disso, pretende-se o reforço das capacidades de gestão dos empresários e alertar para as boas práticas em gestão empresarial.

 

Metodologia de Formação-ação

A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultadoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:

  • A nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;
  • Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

O projeto será desenvolvido nos anos de 2017 e 2018 e estrutura-se em oito fases: uma primeira fase de diagnóstico, sete fases de implementação do plano de ação, incluindo a fase de avaliação intercalar, e um workshop de avaliação de resultados, dando no conjunto coerência a todo o processo formativo.

 

Áreas Temáticas do Projeto

Estratégias de Marketing e Vendas nas PME

Gestão para a Competitividade das PME

 

Financiamento

90% das despesas elegíveis.

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